A partir de 3 de Maio está de volta mais um BRInCKa, LEGO® Fan Event! Depois do sucesso de várias edições espalhadas pelo país desde 2010, a melhor exposição de construções LEGO® reconhecida e apoiada pelo Grupo LEGO® é organizada pela PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO) em parceria com a Associação Desportiva Sanjoanense.
Durante os três dias de evento serão esperados milhares de visitantes, entre crianças e adultos, para visitar os mais incríveis modelos possíveis de construir com as peças da famosa marca Dinamarquesa.
Neste evento poderão ser vistos dioramas e construções alusivas aos mais diversos temas do imaginário das crianças e adultos, como por exemplo: uma mega cidade, o universo Star Wars, Friends, Arquitectura, máquinas reais do tema Technic, incríveis robots MINDSTORMS, uma mesa com réplicas de viaturas, aeronaves e navios militares, e muito mais!...
Temos ainda várias experiências interativas como as demonstrações dos nossos robots, máquinas e viaturas controladas remotamente, playzones com milhares de peças à disposição onde as crianças se podem divertir fazendo as suas próprias construções, e um gigante mosaico exclusivo com 24 m² e perto de 100.000 peças, que vai ser construído ao longo da exposição pela mão dos próprios visitantes. Autênticos sucessos interativos que não podem faltar nos eventos BRInCKa.
Vem também conhecer a nossa mascote (Pedrinha) em tamanho real, construída com muitas peças LEGO®.
Não faltarão ainda as lojas onde poderão ser comprados os conjuntos LEGO® que permitem fazer construções semelhantes aos modelos expostos, assim como um elevado sortido de peças avulsas e as famosas minifigures.
Não vais querer perder este evento!
BRInCKo... LEGO® Existo!
À semelhança de outros hobbies de miniaturas e brinquedos, a LEGO® também tem os seus admiradores adultos: coleccionadores e modelistas. Seria aliás estranho que aquele que é considerado o melhor brinquedo do mundo não os tivesse.
A grande diferença deste grupo de fãs é a sua flexibilidade e a sua diversidade.
Sendo as peças de LEGO® fáceis e robustas para montar e desmontar, a cada dia pode surgir um modelo diferente. Além disso, com a actual diversidade de peças e outros acessórios, os temas vão do castelo medieval ao barco à vela, da cidade com comboios às batalhas de super-heróis, da ficção científica à robótica de vanguarda.
É uma instituição devidamente legalizada, criada por um grupo de entusiastas em 2004, que reúne os fãs de LEGO® nacionais, sendo sobretudo vocacionada para adultos. Como tal, é o fórum destes, reunindo sem excepções todos os fãs de LEGO® com ligação a Portugal.
Note-se ainda que a PLUG é uma Associação sem fins lucrativos (Estatutos publicados em Diário da República, III Série, nº 292 de 15 de Dezembro de 2004).
Fundada em 1924, a Associação Desportiva Sanjoanense é anterior à própria emancipação concelhia de S. João da Madeira, que aconteceu em 1926. Nos primeiros anos de vida, a ADS era essencialmente um clube de futebol.
Na década de 30 do século passado, começou a diversificar as suas actividades com a abertura da secção do atletismo e a aposta forte no basquetebol. Os atletas da modalidade já treinavam há alguns anos mas em finais dos anos 30 preparavam-se para entrar no Campeonato de Aveiro.
Outro desporto marcou a década e pôs o nome de Ângelo Bastos para sempre na história da ADS. O motociclista venceu, em 1934, os Circuitos da Boavista e de Aveiro.
Na década seguinte, o clube despertou para o hóquei em patins e cresceu, de uma forma geral, no panorama desportivo nacional. Em 1948, inaugurava-se o rinque de patinagem no recinto da ADS e, dois anos depois, a equipa de corridas em patins sagrava-se campeã regional do norte. Com o novo equipamento, o basquetebol ganhava novo fôlego e um campo próprio. As novas modalidades começavam a prender a atenção dos mais jovens.
Em 1952, estava pronto o novo rinque de patinagem, parte do Pavilhão de Desportos, que só estaria concluído em 1960.
Nos anos seguintes, o clube tentou afirmar outras modalidades. Se a angariação de fundos para a secção de ginástica correu como o desejado, já o voleibol teve dificuldade em afirmar-se por falta de incentivo.
Em 1962, ressurge a secção de andebol, depois de 10 anos de interregno. Um ano depois, o basquetebol ganha uma secção feminina. O relvado do Conde Dias Garcia é inaugurado em 1964 e a pista de atletismo em 1967.
Em 1971 a secção de hóquei em patins foi suspensa para reabrir logo no ano seguinte. Em 1973, o hóquei passa a ter uma escola de formação. No mesmo ano, reabre o atletismo.
Em 1977, o ciclismo passa a fazer parte do leque de modalidades da Sanjoanense. As equipas de seniores e de veteranos começam por participar em provas regionais e nacionais. Em 1978, a equipa feminina de atletismo da ADS conquistou o título de campeã nacional e a formação masculina o de campeões regionais de corta-mato.
A criação de comissões administrativas independentes, em 1980, veio dar maior autonomia às secções amadoras. A nova década ficou marcada ainda pela abertura da secção da natação e pelo triunfo europeu da equipa sénior de hóquei em patins. A formação conquistou a Taça das Taças da modalidade, em 1986.
No entanto, o ano seguinte trouxe momentos amargos à ADS. O futebol sénior teve uma época má, o basquetebol e o andebol desceram dos escalões máximos.
O apoio da claque da Sanjoanense, Juve Negra, que se oficializou em 1987 e foi particularmente activa no final da década de 80, foi preponderante na recuperação e nos êxitos do clube. O futebol começou de novo a dar cartas e as outras modalidades estavam bem de saúde.
Em 1989, a ADS regressou aos “nacionais” e em 1990 o futebol e o basquetebol subiram de divisão. Após 10 anos de inactividade, a secção de natação arrancou com 20 atletas.
O ano de 1993 trouxe vários troféus à secção de atletismo, conquistados pelos atletas mais jovens. A primeira equipa feminina de hóquei em patins surge em 1997.
Nos últimos anos, a ADS foi, por mais que uma ocasião, distinguida pelos poderes central e local. Em 1991, pelo 67º aniversário do clube, o ministro da Educação, Roberto Carneiro, atribui-lhe a Medalha de Bons Serviços Desportivos e a autarquia, a Medalha de Mérito Municipal. Em 1999, quando a ADS apagou 75 velas, o secretário de Estado, João Carlos Silva, natural da terra, atribuiu ao clube a Medalha de Mérito Desportivo..
Bilhetes à venda no local do evento no próprio dia.
* Obrigatória apresentação à entrada de documento de identificação